terça-feira, 19 de agosto de 2008

Brasileiros já exploram funções do celular

O celular está longe de ser apenas um aparelho para fazer e receber ligações. As modernas e atrativas campanhas publicitárias da indústria de telefonia celular alardeiam as inovações em diversas mídias, o tempo todo. A Nielsen apresenta dados sobre a real utilização dessas inovações por parte dos usuários, com base em pesquisas realizadas em todo o mundo.
No Brasil, o uso de funções como mensagens de texto ou multimídia, músicas, jogos, internet e vídeos é cada vez mais freqüente, especialmente entre os mais jovens, na faixa etária de 15-24 anos. As mensagens de texto, SMS, são as mais utilizadas pelos brasileiros de todas as idades. A pesquisa da Nielsen entrevistou 5.000 usuários de celular nos meses de fevereiro e março de 2008, nas principais cidades metropolitanas do País.
A pesquisa realizada neste período apontou que, com a idade, o uso de muitas das funções do celular diminui. Enquanto 79,9% dos jovens (15-24 anos) mandam mensagens de texto, apenas 37,4% dos adultos com mais de 55 anos utilizam o recurso. A mesma tendência é percebida com o uso de mensagens multimídia (que enviam músicas, vídeos e fotos) e com o download de música e de ringtones.
A pesquisa apontou que o uso das diversas funções do celular nem sempre está concentrado no público mais jovem. “Ainda que o acesso à internet pelo celular continue sendo mais freqüente na faixa de 15-24 anos, o envio de e-mails pelo celular, por exemplo, é mais freqüente na faixa de 24-35 anos, com 32%”, explica Mario Lynch, diretor de Mobile/Telecom da Nielsen no Brasil.
No caso dos jogos pelo celular, a maior diferença não aparece em relação às faixas etárias e sim ao gênero: 72% dos homens e 28% das mulheres visitaram sites de jogos pelo aparelho. As preferências entre homens e mulheres também são percebidas em outras categorias. Enquanto os homens se interessam muito mais por categorias como automóveis, esportes e apostas, as mulheres são mais adeptas do uso da internet pelo celular para informações sobre educação, saúde e viagens.
O estudo da Nielsen aponta também diferenças entre hábitos de usuários brasileiros e de outros países. Ao comparar os dados de Brasil e Estados Unidos, vê-se que 65% dos norte-americanos usam a internet do celular para acessar e-mails e, dos 7% de brasileiros que utilizam a internet pelo celular, a maior parte (57%) o faz para acessar e-mails.
Fonte: Release Nielsen – Agosto de 2008

Nenhum comentário: