quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Super Rádio Tupi comemora 73 anos

No dia 25 de setembro de 1935, foi inaugurado na rua Santo Cristo, número 148, o maior empreendimento das Emissoras e Diários e Associados, a PRG-3 RÁDIO TUPI, Na ocasião, o diretor-presidente e fundador dos Associados, Assis Chateaubriand, convidou pessoalmente o inventor italiano da telegrafia sem fios, Guglielmo Marconi; Também conhecido como Márquez de Marconi, que 4 anos antes havia ligado diretamente de Roma, também a convite dos Associados, a iluminação da estátua do Corcovado no Rio de Janeiro.

Antes mesmo de ter sido inaugurada oficialmente, a Rádio Tupi já havia feito sua primeira irradiação no dia 15 de setembro do mesmo ano com um grande programa musical, considerado pela imprensa um “soberbo espetáculo artístico” que teve início com a execução do Hino Nacional cantado pelo coro de 120 professores regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos. Além disso, a primeira apresentação do CACIQUE NO AR , apelido dado a PRG-3 pelo próprio Chateaubriand, contou ainda com a presença da Orquestra Dajos Bella, do Conjunto Benedito Lacerda, da Orquestra Tupi sob a regência de Leonidas Autuori e das cantoras Elsie Houston e Olga Praguer Coelho. Durante a cerimônia, o então diretor da rádio, Dario Magalhães, afirmava que o nome escolhido para a emissora significava “os motivos nacionais que representavam a empresa”.
Durante a década de 40, a Rádio Tupi passou a funcionar na rua Venezuela, número 43. E seus estúdios se tornaram uma vitrine dos mais importantes eventos, com uma atuante programação ao vivo. Desfilaram em seus auditórios os mais importantes nomes da música nacional e internacional como, por exemplo, Alfonso Ortiz Tirado, Frei José Mojica, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, e Linda Batista, Dalva de Oliveira, Elizeth Cardoso, Alzirinha Camargo, Dóris Monteiro, Jamelão, Luiz Gonzaga, Gilberto Alves, Ataulfo Alves, Herivelto Martins, Alcides Gerardi, Vicente Celestino, Dorival Caymmi, João Dias, os conjuntos Garotas Tropicais, As Três Marias, Anjos do Inferno, Regional de Benedito Lacerda, Orquestra Cassino de Sevilha, Maurice Chevalier, Orquestra Tabajara, Josefina Becker e Nat King Cole. Na mesma época, o ganhou destaque na programação tendo em seu elenco artistas de grande apelo nacional: Paulo Gracindo, Ioná Magalhães, Orlando Drummond, Lourdes Mayer, Paulo Porto, Heloísa Helena.
Na mesma época, o radio jornalismo passou a ter grande importância para a emissora e em 1945 a Rádio Tupi foi a primeira a anunciar o fim da segunda guerra mundial.

Em 2003, assumiu a liderança do Rádio AM e 70 anos depois, chega a 221 funcionários entre apresentadores, operadores, produtores, repórteres e estagiários. Todos trabalhando para manter uma programação de qualidade, que dá ênfase à notícia, ao esporte, à prestação de serviços e, é claro, a divulgação da música brasileira: no jornalismo, Roberto Feres comanda os “Sentinelas da Tupi” levando a informação em cima do fato com credibilidade e isenção. O futebol mantém a tradição e conta hoje com um super time de craques sob o comando de Luiz Penido.

Na Tupi, os maiores talentos do rádio atual retratam a vida da cidade 24 horas por dia: Fernando Sérgio e Silvio Samper trazem alegria para as madrugadas. Pela manhã, Clóvis Monteiro e Francisco Barbosa fazem o dia começar melhor.Ao meio-dia, como ocorre há 47 anos, Coelho Lima lidera a Patrulha da Cidade, que narra os principais casos policiais do dia a dia. À tarde, Pedro Augusto e Heleno Rotay levam alegria e alto astral aos ouvintes. No final do dia, tem o Show do Apolinho numa dobradinha de esporte e notícia. Luiz Ribeiro comanda a noite. E nos finais de semana um show de entretenimento com Jimy Raw, Haroldo de Andrade Jr., Mariana Maldonado, Monikinha, Garcia Duarte e a Cia do Riso (Luiz Campos, Luiz de França Jr, Maurício Manfrini, Marcos Veras e Antônio Klemer).

Em 2005, como parte das comemorações dos 70 anos da emissora, além de uma programação especial, a Rádio Tupi comprou o primeiro transmissor digital do Brasil.Assim, há 73 anos, a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro se firma como uma das pioneiras na radiodifusão brasileira. Nosso passado, nosso presente e nosso futuro fazem da Tupi a Grande Rádio do Brasil.

Ouça a Super Rádio Tupi AM 1.280KHz do Rio de Janeiro no endereço: www.tupi.am
Fonte: CEDOC - Super Rádio Tupi

Nenhum comentário: