sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brasil tem eleições 2.0

Não é só nos EUA que a disputa eleitoral explora ferramentas tecnológicas em busca de votos. Longe dos ringtones e apelo de marketing móvel de lá, candidatos às eleições brasileiras aderiram à onda da internet.
Na busca de escapar das restrições impostas pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral - os candidatos investiram em criatividade. Todos os sites possibilitam ao internauta baixar o jingle da campanha, acompanhar áudio, vídeos, fotos e blogs, além de outros recursos multimídia. Afinal, de acordo com o Ibope, a internet reúne 40 milhões de brasileiros.
As armas eleitorais variam. A começar pelo atual prefeito, Gilberto Kassab. O candidato à reeleição abriu uma rádio digital, TV , e até desenvolveu uma rede social em seu site de campanha. É a "RedeK25", uma novidade foi tratada como uma espécie de "Orkut" na política e quer se ambientar na era interativa.
Geraldo Alckmin preferiu outra tática. Nos moldes virtuais, oferece avatares e emoticons para MSN, além de papel de parede para celular. Diferentemente de todos, Paulo Maluf teve a idéia de usar o Google Maps, serviço de mapas, para mostrar ao eleitor as obras criadas em sua gestão, que ilustram o famoso "foi Maluf que fez".A candidata à vereadora Dr. Havanir também está engajada. Os curiosos que visitam o site de sua campanha podem baixar um arquivo MP3 e colocá-lo como música para celular. Marta Suplicy, Soninha e Ivan Valente também não ficam fora do grupo. Mantêm seus sites com enquetes, blogs e estrutura atraente para internet.
Fonte: Marcelo Gripa - Adnews

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