quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mastercard lança pagamento sem contato

A Mastercard Worldwide anunciou nesta quarta, 4, junto com a Credicard e a Redecard, o lançamento do PayPass na América Latina. A cidade vai servir de projeto-piloto para o sistema que já é usado em 32 países por 66 milhões de pessoas. O PayPass consiste num chip, a princípio disponível em uma espécie de chaveiro, que deverá ser utilizado em pequenas compras do cotidiano substituindo o dinheiro - basta aproximá-lo da máquina específica.
Segundo Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil, o pagamento com o dispositivo tende a ser 52% mais rápido que com dinheiro. "Ele será utilizado em locais onde há filas, justamente para evitá-las." Na coletiva também estavam presentes Leonel Andrade, presidente da Credicard e Henrique Capdeville, diretor de planejamento estratégico da Redecard.
Os dois executivos também afirmaram que o procedimento, mesmo sem exigir senha, é seguro pois há o limite de pequenas compras estipulado nesse primeiro momento em R$ 50 reais por dia R$ 200 por mês. Além disso, toda transação é verificada por sistema que funciona via rádio.
Nesse momento de testes, seis mil clientes escolhidos receberão chips com bônus de 20 reais para utilizá-los nos estabelecimentos já cadastrados. São eles: UCI, Mc Donald's, Estapar/Riopark (estacionamento), trens da Supervia e bondinho do Pão de Açucar. As estações do Metrô Rio são o próximo alvo da MasterCard, pretendendo concluí-la até dezembro, quando os 600 mil clientes MasterCard do Rio já devem ter seu próprio PayPass.
Sobre a escolha do Rio como primeira cidade a receber o novo sistema na América Latina, os três executivos concordaram ao afirmar que a cidade é a que mais utiliza o pagamento em crédito no Brasil, grande demanda por pagamento de baixo valor - o que, explicaram, não tem a ver com quantidade de renda, e sim com uma questão de hábitos de compra -, grande sistema de transporte coletivo de massa e grande visibilidade internacional, pois como o PayPass já é usado internacionalmente, muitos turista poderão utilizá-los normalmente na Cidade Maravilhosa.
O PayPass também poderá fazer transações de débito, mas nesse momento de testes apenas o crédito poderá ser utilizado, com o estabelecimento, inclusive, repassando um percentual à empresa. As máquinas para a utilização em estabelecimentos que aderirem à nova tecnologia serão distribuídas gratuitamente pela Mastercard. Não há previsões sobre a ampliação para o Brasil e para o resto da América Latina . "Tudo vai depender da demanda que for criada. Temos que desenvolver esse hábito nas pessoas", afirmou Capdeville.
Para a divulgação do PayPass no Brasil foram desenvolvidos anúncios impressos pela McCann Erickson, que valorizam o conceito de velocidade do novo sistema, ações de marketing direto pela Fábrica e material de ponto-de-venda pela Mix. Tudo focado no mercado carioca em busca de novos parceiros.
Fonte: Rayane Marcolino - Meio e Mensagem

Nenhum comentário: